Paróquia Sagrada Família

Minha foto
Presidente Epitácio, São Paulo, Brazil
Horários de Missas: Segunda à Sexta feira 7:00 horas; Quinta-feira 19:30 horas; Sabado: 09:00 Missas com Crianças; Domingos: 07:00horas e 19:00 horas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Liturgia do Dia 09/05/2013





Evangelho (João 16,16 20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo . 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo , e: ‘Eu vou para junto do Pai? .
18Diziam, pois: O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer . 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá lo; então disse lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis? 
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria . 

Palavra da Salvação. 

Glória a vós, Senhor.

Reflexão 




“Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. (João 16,16-20)

O que te deixa triste? O que consome a tua esperança rouba tua fé e te angustia? Semana passada, fiz estas perguntas a várias pessoas, impressionante foi descobrir, que apesar de algumas diferenças, todos tiveram uma resposta muito comum. Todos têm medo!  Medo da solidão, da enfermidade e, o mais comum, o medo da morte.
Nos entristecemos, quando nos deparamos com a dura realidade da vida, diante das dificuldades e tribulações, e “aos nossos olhos”, percebemos que ficamos sozinhos. A solidão nos apavora, rouba nossas expectativas e consome a nossa alegria. Não fomos criados para lutar sozinhos, por isso, sofremos tanto quando não encontramos ninguém ao nosso lado. Desamparados perdemos o rumo e não sabemos para onde ir.
Assim sendo, compreendemos por que Jesus envia dois a dois os seus discípulos. Com a certeza de que não estarão sozinhos e que Ele caminhará com Eles enfrentando as dificuldades e os socorrendo nas  tribulações. Portanto, crescer em comunidade torna-se uma necessidade, viver em família a essência da nossa vida.
 Uma comunhão em Cristo é capaz de gerar vida onde impera a aridez, alegria onde habita a tristeza, vitória e graça onde pairam o sofrimento e a dor. Cristo nos fortalece e nos concede a certeza de que aqueles que acreditam e caminham com fé jamais estarão sozinhos. “Não mais me verão”, porém, estarei convosco todos os dias.
Aos nossos olhos, podemos nos sentir sozinhos, mas aos olhos da fé, sentimos a graça e a presença de Deus. Por tudo isso, rezamos neste dia e peçamos: Que o Senhor que habita em nosso coração, seja presença viva em nossa família, nos ensine a viver em comunidade e mostre em Cristo o caminho da paz. Que iluminados por seu Santo Espirito possamos caminhar com fé e coragem, transformando toda a tristeza, sofrimento e dor em alegria e esperança e amor.
Paz e benção para você e toda a sua família.
Padre Tiago Carvalho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário