Paróquia Sagrada Família

Minha foto
Presidente Epitácio, São Paulo, Brazil
Horários de Missas: Segunda à Sexta feira 7:00 horas; Quinta-feira 19:30 horas; Sabado: 09:00 Missas com Crianças; Domingos: 07:00horas e 19:00 horas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Procissão e Missa de Corus Christi

Foi celebrada nesta quinta feira a procissão e Missa de Corpus Christi, com a Presidencia da Paroquia São Pedro e concelebrada com as Paroquias Sagrada familia e São Jeronimo. 








Mais fotos no link abaixo:

                                             Fotos da Missa e Procissão de Corpus Christi

terça-feira, 28 de maio de 2013





“Os últimos serão os primeiros”

A melhor parte, desejamos, buscamos e queremos sempre mais. Nosso instinto nos leva sempre em busca da vitória. Nos esforçamos ao extremo, ao limite de nossas capacidades, e investimos tudo que somos e possuímos na realização de nossos ideais.
Ser vencedor não é fácil! Chegar em primeiro lugar, a cada conquista, se faz um desafio mais difícil, mas não desistimos e vamos sempre ao encontro dos nossos objetivos. Celebramos com garra e disposição a cada meta alcançada e, logo que a celebração termina, começamos mais uma batalha na busca daquilo que acreditamos ser o melhor.
Afinal, o que nos move? Somos motivados pelo interesse humano de querer sempre mais, impulsionados pela insatisfação que nos faz alcançar, e simplesmente, mais tarde, ignorar o que conquistamos como se não tivesse valor nenhum. Queremos a novidade, o mais bonito, o modismo.
Enquanto não encontramos um sentido, um valor verdadeiro, que nos completa, que nos faça felizes, vivemos assim, buscando, buscando e buscando. Uma luta sem fim! Querendo sempre ganhar, mas sem saber o que devemos realmente encontrar.
A Afirmação do discípulo de Cristo: “Olha nós deixamos tudo e te seguimos”, nos faz entender o lado humano daquele que caminha com Ele, que entrega tudo pelo mestre e espera algo em troca. Como se dissesse: “O que vamos ganhar?”.
A resposta de Jesus nos revela a verdade: “A vida eterna”. Eterna a alegria, a sabedoria, a serenidade e a paz de coração. Recompensados encontramos o Reino de Deus, que Ele nos concede e que devemos todos os dias manter entre nós.
Quando entregamos tudo por Cristo, ganhamos de volta, porém, diferente, de um modo muito melhor. Por isso, confia a Ele sua vida, deposita nas mãos do Senhor a sua família, coloca diante dele as suas preocupações. Que Jesus esteja à frente de tudo que você possui e, principalmente, de tudo que você é.

Padre Tiago Carvalho

Francisco na missa da manhã: "Anunciar Jesus não é fazer carreira"



Cidade do Vaticano (RV) - “O ‘anúncio’ de Jesus não é uma pátina de verniz, mas entra no coração e nos transforma” – disse o Papa Francisco na missa desta manhã, na Casa Santa Marta. E reiterou que seguir Jesus não confere maior poder, porque o Seu caminho é o da Cruz.

O caminho do Senhor, continuou, “é o do rebaixamento, e este é a razão pela qual sempre há dificuldades e perseguições”. Francisco advertiu que “quando um cristão não encontra dificuldades na vida - achando que tudo está indo bem, que tudo é lindo – significa que alguma coisa está errada”.

O Papa desenvolveu sua homilia partindo da pergunta que Pedro faz a Jesus e que, no fundo, se refere à vida de todo cristão. E Jesus responde que aqueles que o seguirem terão “muitas coisas boas”, mas sofrerão “perseguição”, o que ele explicou da seguinte maneira:

Quem acompanha Jesus como um ‘projeto cultural’, usa esta estrada para subir na vida, para ter mais poder. E a história da Igreja tem muito disso, começando por certos imperadores, governantes... e também alguns - não muitos, mas alguns - padres e bispos, né? Alguns deles pensam que seguir Jesus é fazer carreira...”.

O Papa lembrou que tempos atrás, se dizia: “aquele menino quer fazer a carreira eclesiástica”; e ainda hoje, muitos cristãos pensam que seguir Jesus é bom porque se pode fazer carreira!. “O cristão, porém, segue Jesus por amor”. Outra tendência do espírito ‘mundano’, disse, é a de não tolerar o testemunho:

Pensem em Madre Teresa: dizem que era uma bela mulher, que fez muito pelos outros, mas o espírito ‘mundano’ nunca disse que a Beata Teresa, todos os dias, por horas, fazia adoração... Costuma-se reduzir a atividade cristã ao bem social, como se a existência cristã fosse um verniz, uma pátina de cristianismo. O anúncio não é uma pátina: vai aos ossos, ao coração, dentro de nós e nos transforma. Isso o espírito ‘mundano’ não tolera e aí acontecem as perseguições”.

Terminando, o Papa pediu a graça de seguirmos Jesus no caminho que Ele nos ensinou, mesmo que o espírito ‘mundano’ nos faça sofrer, porque o Senhor nunca nos deixa sozinhos.
(CM)




: da Rádio Vaticano 

Procissão e Missa de Corpus Christi


         Nesta Quinta feira e feriado de Corpus Cristi, teremos Procissão com saída as 17:00 horas da Paroquia São Pedro, com presenças das três Paroquias de nossa cidade e Santa Missa no Ginásio de Esporte logo após a procissão.
             A presidência  da Santa Missa esta a cargo da Paroquia São Pedro. 
              Senhores Ministros e Ministras da Sagrada Família os que poderem a sua presença e fundamental. 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESCALA DE JUNHO JÁ DISPONIVEL


            Se encontra  disponível a escala de JUNHO, os ministros que não poderem comparecer na sua escala fica responsável pelo seu substituto. 
            Só não deixe para ultima hora, para evitar de ocorrer o risco de não ter ninguém para substitui-lo. 

              Escala se encontra em PDF NO LINK ABAIXO:

                            ESCALA DE JUNHO EM PDF

                             ou na secretária paroquial. 

"O bem-estar e o fascínio do provisório nos afastam de Jesus", afirma o Papa

"O bem-estar e o fascínio do provisório nos afastam de Jesus", afirma o Papa



Cidade do Vaticano (RV) – Para seguir Jesus, devemos nos despir da cultura do bem-estar e do fascínio provisório: foi o que disse esta manhã o Papa Francisco, na Missa na Casa Santa Marta.

Na homilia, o Papa comentou o Evangelho do dia, em que Jesus pede a um jovem que dê suas riquezas aos pobres e que O siga. “As riquezas são um empecilho, pois não facilitam o caminho rumo ao Reino de Deus”, disse Francisco.

O Pontífice se referiu a duas “riquezas culturais”: antes de tudo, a “cultura do bem-estar, que nos deixa pouco corajosos, preguiçosos e também egoístas. O bem-estar é uma “anestesia”:

"Não, não, mais de um filho não, porque não podemos fazer férias, não podemos comprar a casa... Podemos seguir o Senhor, mas até certo ponto. Isso faz o bem-estar: nos despe daquela coragem forte que nos aproxima de Jesus. Esta é a primeira riqueza da nossa cultura de hoje, a cultura do bem-estar.”

A segunda riqueza é o fascínio do provisório. “Nós estamos apaixonados pelo provisório”, disse o Papa. Não gostamos das propostas definitivas que Jesus nos faz e temos medo do tempo de Deus:

“Ele é o Senhor do tempo, nós somos os senhores do momento. Uma vez, conheci uma pessoa que queria se tornar padre, mas só por dez anos, não mais.” Além disso, muitos casais se casam pensando que o amor pode acabar e, com ele, a união.

“Essas duas riquezas são as que, neste momento, nos impedem de prosseguir. Eu penso em muitos, muitos homens e mulheres que deixaram a própria terra para serem missionários por toda a vida: isso é definitivo! Assim como muitos homens e mulheres que deixaram a própria casa para um matrimônio por toda a vida: isso é seguir Jesus de perto! É o definitivo”, afirmou o Pontífice, que concluiu:

“Peçamos ao Senhor que nos dê a coragem de prosseguir, despindo-nos desta cultura do bem-estar, com a esperança no tempo definitivo.”

(BF)

do site da Rádio Vaticano 

sábado, 25 de maio de 2013

Crianças da Catequese realiza Coroação de Nosso Senhora.

Nesta de manha de Sábado as crianças da Catequese do Imaculado Coração de Maria, realizou a Coroação de Nossa Senhora que se comemora no próximo dia 31 de Maio, como o dia  cairá na próxima Sexta feira , fizeram a coração na missa de hoje das crianças do Imaculado. 







Padre Tiago com as Crianças que realizaram o coroação
A comunidade Imaculado Coração de Maria, lembra a todas que desde começo do mês de Maio esta tendo também missa das Crianças todos os Sábados as 9:00 horas da manha. Todos são convidados a participarem com as crianças da catequese desta santa missa todos os sábados. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

2º Sorteio da Campanha de Edificação.




       Esta se aproximando o 2º Sorteio da Campanha de Edificação será no próximo dia 22 de Junho (06), na missa das 19:00 horas.
               Para participar do Sorteio devera estar paga a 6º parcela do carne até 15 de Junho. 
             Poderá ser pagas nas lojas autorizadas identificadas pelos banners ou na secretaria Paroquial. 
              Partícipe você também desta campanha adquirindo o seu carne na Secretária Paroquial,  estará concorrendo a 4 motos 0 Km e 2 carros 0 Km. 
  

segunda-feira, 20 de maio de 2013

* ERRATA:





* ERRATA: 

A DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE VEM INFORMAR QUE NA NOTA PUBLICADA HOJE MAIS CEDO, REFERENTE AS TRANSFERENCIAS DE SACERDOTES, DEVIDO UM ERRO NA ESCRITA DA NOMENCLATURA CORRETA DO TITULO QUE O REVMO. PE. IVAIR GENTIL ZANCHETA, IRÁ RECEBER AO TOMAR POSSE NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - TEODORO SAMPAIO. INFORMO QUE O TITULO DO MESMO SERÁ DE PÁROCO DA REFERIDA PARÓQUIA, E NÃO DE ADMINISTRADOR PAROQUIAL, COMO CONSTA NA NOTA OFICIAL.
AS DEVIDAS ALTERAÇÕES NAS PUBLICAÇÕES ANTERIORES SERÃO FEITAS O MAIS BREVE POSSIVEL.

FONTE: SETOR DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE

NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE







NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Presidente Prudente-SP, 20 de Maio de 2013.

COMUNICADO

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano de Presidente Prudente, após ter colocado em oração, suplicando a Deus sabedoria, graça e firmeza na condução dos trabalhos pastorais diocesanos, de acordo com as Leis Canônicas (Cânones nº: 381, 384, 391 § 1 e 2, 392 § 1 e 2), após reunir-se com o Conselho Diocesano de Presbítero, dia 14/05/2013, ouvido e acatado os pareceres dos sacerdotes conselheiros, ter dialogado diversas vezes com os sacerdotes abaixo relacionados, mostrando-lhes a necessidade de mudanças de funções canônicas, indiferente de qualquer ato ou manifestação de membros das comunidades, contrários ou favoráveis as mudanças dos mesmos, mas buscando unicamente o bem pastoral, espiritual e administrativo da Diocese de Presidente Prudente, e de acordo com as cinco urgências das Diretrizes Pastorais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2012/2015), comunica que fará as seguintes mudanças de funções canônicas envolvendo os Sacerdotes e Paróquias abaixo relacionadas:
O Padre Wilson Cristovão, até então, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Presidente Prudente, assumirá dia 29/06/2013 a função de Vigário Paroquial na Paróquia de São Paulo Apostolo-PP, auxiliando o Padre Pedro Nilton Guarinão, Pároco, ficando mais diretamente responsável pelo Setor Pastoral da Comunidade Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Conj. Hab. Ana Jacinta, buscando intensificar o trabalho pastoral, principalmente ao que diz respeito a formação e evangelização das famílias e jovens, visando cativar corações para Cristo e para a Igreja;

Com a vacância da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Presidente Prudente, o Padre Thiago Calçado assumirá a função de Administrador Paroquial dia 30/06/2013;

O Padre Cláudio Cândido Rosa, até então Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Teodoro Sampaio, para prosseguir estudos Teológicos em Roma, entregará a função de 04/08/2013;

Com a vacância da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Teodoro Sampaio, o Padre Ivair Gentil Zancheta entregará a função de Pároco da Paróquia Santo Antônio – Presidente Prudente, dia 04/08/2013, e assumirá a Administração Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida- Teodoro Sampaio, dia 11/08/2013;

Com a vacância da Paróquia Santo Antônio – Presidente Prudente, o Pe. Carlos Eduardo Biral, entregará a função de Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo – Piquerobi, assumindo como Pároco os trabalhos pastorais da Paróquia Santo Antônio – Presidente Prudente, 10/08/2013, continuando responsável pela Administração Paroquial da São Miguel Arcanjo – Piquerobi, por tempo indeterminado, contando neste período com o auxilio pastoral do Bispo Diocesano e outros sacerdotes da 1ª e 3ª Região Pastoral, se assim julgar necessário.

Contando com a compreensão, espirito de caridade fraterna, pastoral, doação e obediência dos Sacerdotes acima citados, e com acolhida, compreensão e comunhão dos fiéis das respectivas paróquias, pedindo orações por mim, na condução dos trabalhos diocesanos, pelos sacerdotes e agentes de pastoral, firmo a presente, abençoando a todos por Intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que, guiados pelo Espirito Santo, juntos trabalhemos com unidade, carinho, zelo e amor na construção do Reino de Deus entre nós.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,

DOM BENEDITO GONÇALVES DOS SANTOS
Bispo Diocesano de Presidente Prudente

Missa de Pentecoste com as Três Paroquias

           Nesta Noite de Domingo Dias de Pentecostes  foi realizado no Ginásio de Esportes de nossa Cidade , a  Santa Missa de Pentecostes com a presença das Três Paroquias, com a presença do Padre Atílio Pároco da Paroquia São Pedro e do Padre Vicente Vigário da Paroquia São Jeronimo e do Padre Tiago .
        Com uma grande presença dos fiéis das três Paroquias. 






Mais fotos da Missa entre no link Abaixo:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Liturgia do Dia .




Evangelho (João 17,20 26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 
20 Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 
22Eu dei lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles . 

Palavra da Salvação. 
Glória a vós, Senhor.

Reflexão 
               “Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles.” (João 17,20-26)
Ontem à noite, quando me preparava para mais uma noite de sono, como de costume, fazia minha oração pessoal e usava a o evangelho do dia seguinte como inspiração para minha lectio divina. Se encheu de alegria o meu coração, pois via nas entrelinhas da Palavra de Deus, a certeza do amor de Deus. Revelado no próprio Filho, que manifesta sua glória e eleva ao Pai a sua oração. Jesus roga ao Pai por aqueles que são seus e aqueles que ainda serão. Pede proteção por aqueles que acreditam, caminham e vivem como Filhos de Deus. Lindo descobrir que Jesus olha e reza por você!
Mediador e intercessor, nos ensina chamar e reconhecer a Deus como Pai. Nos deixar conduzir e iluminar, aprender a falar e a rezar. Com o Espirito Santo de deus, que habita em nosso coração, elevar aos céus a nossa vida e trazer o céu até nós. Encontrar na oração a serenidade, a pureza e a paz de coração. E se nós que somos pecadores, alcançamos graças, curas e milagres quando rezamos, muito mais nos é concedido quando o próprio Cristo roga a Deus por nós.
O poder da oração nos faz descobrir que somos capazes de encontrar em Deus tudo o que precisamos. Na oração, encontramos abrigo, conforto e consolo, mesmo nas dificuldades e nas tribulações. Aqueles que se deixam encontrar e caminham ao encontro de Deus, na sua proteção, crescem no amor, na alegria e na comunhão. Encontram a misericórdia, a verdadeira alegria e a certeza que nada lhes faltará.
Reza aquele que acredita e confia no poder e na misericórdia de Deus!
Por isso, rezo por você e peço que reze por mim! Que Deus te abençoe, olhe por sua casa e sua família. Pelo poder da oração, cumule de graças e bênçãos a sua vida. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, esteja repleto de amor e de paz o seu coração. Com Espirito Santo de Deus tenha os dons e carismas necessários para o exercício da sua missão.
Padre Tiago Carvalho

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Parabéns a todas as assistentes sociais de nossa comunidade, que se dedicam com muito amor e carinho à realização de nossos projetos sociais. Que Deus abençoe a todas, muita graça e luz no exercício de sua vocação.

Pedre Tiago. 

“O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.” E.T.



“O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.” E.T.

DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS.


 

Jesus, Maria e José minha Familia vossa é!!!
No ano de 1993, em uma Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou-se o dia 15 de maio como Dia Internacional das Famílias.
Não podemos deixar passar em branco este momento. Muito importante olhar a familia como a base e o esteio de uma sociedade melhor, mais justa e fraterna.
Devemos olhar a familia do ponto de vista dos desafios, das dificuldades que tem enfrentado e dos seus valores que merecem ser discutidos, recuperados.
Neste tempo, em que muitos governantes conclamam o fim da Familia tradicional, devemos levantar nossa bandeira em prol da construção de uma modelo de familia autentico e cristão, embasado no alicerce da tradição, dos bons costumes e da moral.
Uma sociedade sem familia, é uma sociedade fadada ao fracasso. O fim da familia, é o fim da humanidade, da sinceridade e do amor.
O próprio Deus, se fez homem, habitou entre nós e se colocou no seio de uma familia. Familia é Dom de Deus! Familia é um projeto divino. Uma sociedade sem familia é uma sociedade sem vida.
Peçamos, por intercessão da Sagrada Familia, que Deus abençoe as nossas familias. Olhe por nossos lares e nos fortaleça diante das dificuldades, tribulações e desafios. Que o Senhor Jesus, presente em nosso lar, faça da nossa familia sagrada no amor, na alegria e na paz.

Padre Tiago Carvalho 

domingo, 12 de maio de 2013

Baile do Dia da Mães da Arcape

             Neste sábado véspera do Dias das Mães a ARCAPE, promoveu na Tribo Show House o 1º Baile do Dia das Mães.
             






 Mais fotos do Evento da Arcape no link abaixo:


sábado, 11 de maio de 2013

Mensagem do Padre Tiago para o Dia das Mães.




"Uma declaração de amor”
Mãe figura belíssima, presente de todos os dias, sinal de alegria, de fé e coragem. Mãe que luta, que ensina, que todos os dias nos cobra o melhor. Que espera hoje um presente, e que seja diferente.
Poderia lhe oferecer tudo, comprar coisas bonitas, te oferecer um tesouro, a joia mais linda, mas nada se compararia ao tamanho do meu amor.
Pensar em palavras e canções bonitas. Te dizer o que penso, tudo que sinto, tudo que espero e desejo, mas nada expressaria o tamanho do meu amor.
Escrever nos muros, pintar as paredes, gritar para o mundo o mais profundo e intimo do meu coração. Espalhar muitas faixas, cartazes nas ruas, outdoor , autofalante e carro de som.
Escrever no céu, juntar as estrelas, tingir a lua e iluminar com o sol. Mais nada adiantaria, pois ainda assim, não conseguiria revelar o tamanho do meu amor.
Descobri, portanto, que talvez, no jeito mais simples, pode haver mais valor. Para você mãe querida, de nossa comunidade e de nossa vida, o mais importante não é de que forma, ou maneira, te presenteamos, mas o quanto é imenso o nosso amor. Por isso, hoje te oferecemos tudo que temos declarando: “Amamos você!!”
Que Deus abençoe a todos, mães e filhos. Que a Sagrada Família interceda por vocês. Neste dia muita paz, alegria e amor.
A todas as mães do nosso coração: Um feliz dia das mães!
Padre Tiago Carvalho  

Fotos das Missas da Luz e Missa da Pascoa

            Atrasado mas já disponível as fotos das Missas da Luz e Missa da Pascoa.
            E entrar nos links abaixo:
                                            Missa da Luz 

                                         Missa da Pascoa

sexta-feira, 10 de maio de 2013

“Simplesmente amar você”






“Simplesmente amar você”
O que significa ser mãe?
Ser mãe é entregar a vida, renunciar a tudo e viver em função dos filhos. Colocar o outro em primeiro lugar, sentir suas dores, passar por suas dificuldades. Ser mãe é se compadecer do seu sofrimento, te defender dos perigos, prever o frio ou se vai chover. Ser mãe é desejar seu sucesso, participar de suas vitórias celebrar suas conquistas. Ser mãe é perder noites de sono, comer por ultimo e tantas outras coisas mais.
Ser mãe não é só uma vocação! É uma missão, uma batalha diária que começa na concepção, passa pelo nascimento e prossegue por toda a vida. Ser mãe é amar na dor, ter capacidade de perdoar e não desistir de você. Acredito que ser mãe não é fácil. Ser mãe é divino!
Ser mãe não é gerar vida é dar a vida. Todos os dias oferecer um pouquinho dela por você. Ser mãe é ser um anjo, que está sempre por perto, todos os dias cuidando de você. Ser mãe é ser forte, mover montanhas, atravessar o deserto, vencer as enchentes, superar terremotos, enfrentar tempestades, tudo isso por você.
Ser mãe é um dom: um presente de Deus pra você. Onde está seu presente menino!? Corra pra sua mãe, hoje é dia de devolver seu amor. O melhor presente que hoje você pode oferecer é o reconhecimento e o carinho, o amor e a oração, por tudo aquilo que ela te fez. Sem interesse, “por simplesmente amar você!
Um beijo à minha mãe Clarice e todas as mães. Mães da nossa comunidade, parte da nossa vida e da nossa alegria. Maria passa na frente, interceda por nossas mãezinhas lhes de muito amor, paz e todas as bênçãos do céu. Deus abençoe vocês.
Padre Tiago Carvalho 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Liturgia do Dia 09/05/2013





Evangelho (João 16,16 20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo . 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo , e: ‘Eu vou para junto do Pai? .
18Diziam, pois: O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer . 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá lo; então disse lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis? 
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria . 

Palavra da Salvação. 

Glória a vós, Senhor.

Reflexão 




“Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. (João 16,16-20)

O que te deixa triste? O que consome a tua esperança rouba tua fé e te angustia? Semana passada, fiz estas perguntas a várias pessoas, impressionante foi descobrir, que apesar de algumas diferenças, todos tiveram uma resposta muito comum. Todos têm medo!  Medo da solidão, da enfermidade e, o mais comum, o medo da morte.
Nos entristecemos, quando nos deparamos com a dura realidade da vida, diante das dificuldades e tribulações, e “aos nossos olhos”, percebemos que ficamos sozinhos. A solidão nos apavora, rouba nossas expectativas e consome a nossa alegria. Não fomos criados para lutar sozinhos, por isso, sofremos tanto quando não encontramos ninguém ao nosso lado. Desamparados perdemos o rumo e não sabemos para onde ir.
Assim sendo, compreendemos por que Jesus envia dois a dois os seus discípulos. Com a certeza de que não estarão sozinhos e que Ele caminhará com Eles enfrentando as dificuldades e os socorrendo nas  tribulações. Portanto, crescer em comunidade torna-se uma necessidade, viver em família a essência da nossa vida.
 Uma comunhão em Cristo é capaz de gerar vida onde impera a aridez, alegria onde habita a tristeza, vitória e graça onde pairam o sofrimento e a dor. Cristo nos fortalece e nos concede a certeza de que aqueles que acreditam e caminham com fé jamais estarão sozinhos. “Não mais me verão”, porém, estarei convosco todos os dias.
Aos nossos olhos, podemos nos sentir sozinhos, mas aos olhos da fé, sentimos a graça e a presença de Deus. Por tudo isso, rezamos neste dia e peçamos: Que o Senhor que habita em nosso coração, seja presença viva em nossa família, nos ensine a viver em comunidade e mostre em Cristo o caminho da paz. Que iluminados por seu Santo Espirito possamos caminhar com fé e coragem, transformando toda a tristeza, sofrimento e dor em alegria e esperança e amor.
Paz e benção para você e toda a sua família.
Padre Tiago Carvalho