Paróquia Sagrada Família

Minha foto
Presidente Epitácio, São Paulo, Brazil
Horários de Missas: Segunda à Sexta feira 7:00 horas; Quinta-feira 19:30 horas; Sabado: 09:00 Missas com Crianças; Domingos: 07:00horas e 19:00 horas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Liturgia do Dia João 14,1-6 REFLEXÃO.



+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1 6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1 Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus,
tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós,
3e quando eu tiver ido preparar vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo,
a fim de que onde eu estiver
estejais também vós.
4E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho. 
5Tomé disse a Jesus:
Senhor, nós não sabemos para onde vais.
Como podemos conhecer o caminho? 
6Jesus respondeu:
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da Salvação.

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.” (João 14,1-6)
A fragilidade humana nos aprisiona em situações que nos abalam, inquietam o nosso coração e roubam nossa paz. Quantas vezes nos perdemos por pouca coisa!? Por menores que sejam, as dificuldades e as frustrações nos tiram do sério e nos levam a falar o que não devíamos e até fazer o que poderia ser evitado. Quando percebemos já é tarde demais!
Não deixar o nosso coração se perturbar: “um grande desafio”. Encontrar o céu é não perder a esperança, lidar com paciência e temperança, ter discernimento e paz de coração antes de tomar qualquer decisão. Dominar o instinto, o ímpeto e cessar o calor da emoção. O que a psicologia e as ciências denominam autocontrole, chamamos, pela fé, de santidade.
Ser santo é encontrar o céu, viver o céu! “O céu começa em você” ( Anselm Grün). Não é um lugar para onde devemos ir, mas uma realidade que precisamos viver. Por esta razão, Jesus se apresenta como: O caminho que nos leva, A verdade que nos revela e a Vida nova que devemos celebrar. Em Jesus encontramos o céu, a liberdade, a alegria, a coragem e a paz.
Podemos afirmar que não é um caminho fácil! Não podemos dizer que somos santos, mas que buscamos a santidade. Por meio da oração, da eucaristia e da palavra, procuramos uma boa reflexão sobre os nossos sentimentos, pensamentos e principalmente sobre as nossas ações. Alimentamos a humildade, a serenidade e a paz de coração.
Hoje te convido a pedir paciência. Diante das tribulações, provocações e tempestades peçamos a Deus a boa virtude da temperança. Que nossa vida, principalmente o nosso dia, tenha um sabor diferente: de alegria, de paz e de amor. Peçamos discernimento e sabedoria. Que não se perturbe o nosso coração!
Padre Tiago Carvalho
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário