Paróquia Sagrada Família

Minha foto
Presidente Epitácio, São Paulo, Brazil
Horários de Missas: Segunda à Sexta feira 7:00 horas; Quinta-feira 19:30 horas; Sabado: 09:00 Missas com Crianças; Domingos: 07:00horas e 19:00 horas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Retrato do verdadeiro ou falso Apóstolo do Senhor



Padre Oswaldo Gerolin Filho
Presidente do Portal Católico



Piedade desinteressada: (1 Timóteo 2c-12)

Tal deve ser o tema de teus ensinamentos e de tuas exortações. Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme a piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro.
Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições.


Combate pela fé

Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas.


Temos aqui o eco de fatos dolorosos, verificados no próprio seio das primeiras gerações cristãs e, infelizmente, vemos ainda hoje estampados em manchetes de jornais e nos noticiários da TV.

O que é ser verdadeiro ou falso Apóstolo do Senhor?

Peço permissão para refletir sobre o assunto por crer ser extremamente pertinente, por que em nome de Deus, da democracia, da liberdade e da vida, vejo os mais terríveis absurdos, devassidão e demônios vorazes entre nós. Sinto ser agora um tempo propício para uma reflexão profunda e sincera para todos nós.

Havia quem, por orgulho, provocasse tensões e dissídios no seio da comunidade, explorando em proveito próprio a qualidade de cristão. Paulo, na sua carta a Timóteo, desmascara severamente esta sutil ambição, recoberta de religiosidade bem pouco cristã.

Ela pode ser, na verdade, “a raiz de todos os males” e levar até à apostasia. Timóteo deve manter um proceder inteiramente diferente, demonstrando com sua virtude que aspira deveras ao céu. “Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas”.

Assim permanecerá atual, através do seu modo de agir, a profissão de fé que fez no momento do batismo e do seu ministério.

É falso evangelizador quem procura fama, dinheiro, riqueza, prosperidade, promessas descomprometidas de curas, espalha confusão para todos os corações e tem escasso interesse pela fé.

O verdadeiro evangelizador sabe bastar-se a si mesmo, vive a verdade, procura o bem dos outros, está todo entregue ao serviço da fé, tem coração pobre, desinteressado, aberto à justiça de Deus. “Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão”.

Com efeito, a pobreza é libertação interior, alegria, fraternidade e, em seu ponto mais alto, humildade e total confiança em Deus. É sempre fruto de “nova criação”. É preciso renascer!

“O apego ao dinheiro é a raiz de todos os males”, adverte-nos Paulo.

A pobreza, ao contrário, une o evangelizador ao homem que sofre com o qual quer alcançar libertação recíproca. Une-o também à sua comunidade e à sua Igreja. Razão do seu apostolado.

A pobreza contém em si uma dinâmica: liberta de todas as prisões interiores e da necessidade de aprisionar os outros; é ao mesmo tempo luta com o homem pobre e comunhão com ele.

É, sobretudo, busca de comunhão com Cristo ressuscitado, até à total transfiguração.

Caros internautas do PORTAL CATÓLICO, tudo isso vale uma boa reflexão sobre o tema que Paulo nos apresenta da "Piedade desinteressada": “Deus não se vende, nem se compra”. E nem se troca por uma teologia “chula” da prosperidade.

Aqui termino com as palavras do verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, no próximo dia 25 de janeiro estaremos celebrando sua conversão: “Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição”.


Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário