Paróquia Sagrada Família

Minha foto
Presidente Epitácio, São Paulo, Brazil
Horários de Missas: Segunda à Sexta feira 7:00 horas; Quinta-feira 19:30 horas; Sabado: 09:00 Missas com Crianças; Domingos: 07:00horas e 19:00 horas

terça-feira, 26 de março de 2013

Reflexão do Evangelho do Dia (João 13,21 33.36 38)


26 de Março

Evangelho (João 13,21 33.36 38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21 Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará . 22 Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23 Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24 Simão Pedro fez lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25 Então, o discípulo, reclinando se sobre o peito de Jesus, perguntou lhe: Senhor, quem é? 
26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho . Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. 27 Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: O que tens a fazer, executa o depressa .
28 Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29 Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa , ou que desse alguma coisa aos pobres. 30 Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 
31 Depois que Judas saiu, disse Jesus: Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me pro­curareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir .
36 Simão Pedro perguntou: Senhor, para onde vais? Jesus respondeu lhe: Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde . 37 Pedro disse: Senhor, por que não posso seguir te agora? Eu darei a minha vida por ti! 38 Respondeu Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes . 

Palavra da Salvação. 
Glória a vós, Senhor.

“Para onde eu vou, vós não podeis ir. Simão Pedro perguntou: Senhor para onde vais? Jesus respondeu-lhe. Para onde eu vou, vós não podes seguir-me agora; mais tarde me seguirás.” (João 13,21-33.36-38)

O contexto litúrgico que estamos celebrando desde a quaresma e, agora mais intensamente, na semana santa, nos faz descobrir e entender para onde Jesus vai. Qual é o lugar que o espera e a consequência da sua partida. Nas entrelinhas do seu discurso, o Mestre anuncia a sua morte e prepara seus discípulos para o martírio que se aproxima. Por isso, a resposta de Jesus ao questionamento de Pedro: “Vós não podeis ir agora!”.

Mas com certeza, ainda não tinham compreendido o que estava para acontecer. Viam Jesus como Messias, Rei e Senhor, mas fechavam seus ouvidos à palavra que Ele trazia e já antecipava com que morte haveria de morrer. Se colocavam a disposição: _ ”Eu darei a minha vida por Ti!”_  e nem imaginavam o que estava para acontecer.

O compromisso dos discípulos se assemelha a Fé de muitos homens que encontramos hoje em nosso dia-a-dia. Quantos afirmam confiar, se colocam a disposição para caminhar e acreditam em Tudo que Ele é capaz de fazer e oferecer. Porém, na primeira dificuldade, na tribulação, ou na tempestade, veem sua Fé e coragem se perder. Por isso, Jesus anuncia que não estão preparados e ainda não podem ir.

Contudo, “um dia, mais tarde, me seguirás”. Uma promessa que nos foi dada por Cristo, mas que depende também de nós. Como estamos nos preparando? É preciso nos fortalecer! Daí o convite que nos feito durante toda a quaresma: Jejum e abstinência, renuncia e caridade e, principalmente, a oração. Caminho para a Graça de Deus, porta para o crescimento da fé, meio pelo qual nos abastecemos e nos aproximamos mais intensamente de Cristo Jesus.

A proposta desta Semana Santa, confiar e acreditar. O caminho do calvário é difícil, mas com Jesus no coração havereis de conseguir. Já diz os nossos jovens: “Não disse que seria fácil, mas que valeria a pena!” Então acredite em tudo que Jesus é capaz de fazer, e em tudo que nós com Ele podemos transformar e viver. E, certamente, logo estaremos com Ele: na paixão e na morte, na ressurreição e na vida. Em Cristo encontraremos a Vitória. Te desejo um bom dia e que Deus abençoe você e toda a sua família.

                      Padre Tiago Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário