Paróquia Sagrada Família

Minha foto
Presidente Epitácio, São Paulo, Brazil
Horários de Missas: Segunda à Sexta feira 7:00 horas; Quinta-feira 19:30 horas; Sabado: 09:00 Missas com Crianças; Domingos: 07:00horas e 19:00 horas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reflexão do Evangelho do Dia: (Mateus 26,14 25)



Liturgia do dia: 27/03/2013 - Quarta-feira / Semana Santa
Evangelho (Mateus 26,14 25)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Isca­riotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: Que me dareis se vos entregar Jesus? Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram se de Jesus e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa? 18Jesus respondeu: Ide à cidade, procurai certo homem e dizei lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos .
19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair . 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: Senhor, será que sou eu?
23Jesus respondeu: Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido! 25Então Judas, o traidor, perguntou: Mestre, serei eu? Jesus lhe respondeu: Tu o dizes .

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão 

“Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade vos digo, um de vós vai me entregar”. Eles ficaram muito tristes e, por um, começaram a perguntar-lhe: “Acaso sou eu, Senhor?” (Mateus 26,14-25)

Sabemos de quem Jesus estava falando! Pois, quantas vezes ouvimos esta passagem das escrituras, que constitui parte importante no caminho de Jesus rumo à prisão e ao calvário. O traidor é Judas, aquele que entrega Jesus aos sumos sacerdotes. A grande questão: Por que Judas o traiu? Além da ganância, do egoísmo e do interesse pessoal, há mais alguma coisa que nos passa despercebida?

Buscando um maior aprofundamento nos estudos bíblicos, descobrimos que existiu algo maior que levou aquele homem a trair o seu Mestre. Alguns afirmam que Judas foi usado, era preciso que alguém o fizesse, outros afirmam a Teoria Agostiniana, de que Deus transforma o Mal que os homens realizam em um grande bem. Desta forma, permite o pecado da traição, para que através dele aconteça o caminho da Graça e da Restauração.  Permissão de Deus é a liberdade que nos permite escolher o queremos para a nossa vida e, mesmo que escolhamos mal, a partir da nossa conversão e arrependimento transforma o mal que fizemos em um bem maior.

Até nosso pecado, quando colocado diante de Deus, se houver desejo de mudança, pode ser usado para o nosso crescimento. Transforma-se em uma experiência de crescimento e conversão: Descobrimos como andar, o que evitar e, principalmente, o que devemos buscar. Desta forma, a traição de Judas foi usada para revelar Jesus. Assim também, a nossa traição, ou melhor, nosso pecado, pode ser usado, para nos levar a descobrir onde nos falta a Presença de Jesus.

Somos levados por nossos valores, neles fundamentamos toda a nossa vida. O que valorizo influi diretamente no que falo, faço e escolho para minha vida. Olhando para nossa sociedade, quantas pessoas se perdem por falta de valores? Quantas pessoas perdem a própria vida por valorizar caminhos, comportamentos e ideologias errados. Os valores daquele homem o levaram a trair Jesus. Ele não era o Messias que Judas esperava, Jesus não ofereceu o que Ele queria, o Reino de Jesus não era o que ele buscava.

E nós, quais são os nossos valores? O que buscamos? Quantas vezes perdemos o que realmente importa e trocamos nossas pérolas e riquezas por coisas pequenas e mesquinhas. Precisamos pensar no tesouro que estamos constituindo, senão corremos o risco de trocar nosso reino inteiro por apenas trinta moedas de ouro. Desejo a você um bom dia, que Deus abençoe você e toda a sua família.
           Padre Tiago Carvalho       

Nenhum comentário:

Postar um comentário